Quais os tipos de campeonato?

Existem 4 tipos de campeonato, abaixo vamos explicar mais ou menos como eles funcionam:

Single Elimination ( Eliminatórias )


Basicamente é o mata-mata que conhecemos em campeonatos de futebol, é gerada uma tabela e os jogadores disputam entre si, quem perder sai, conforme você vai ganhando, vai afunilando a tabela, até sobrar apenas um vencedor.

Double Elimination ( Eliminação em duas etapas )


Basicamente você é eliminado desse campeonato assim que perde duas vezes, isso possibilita um jogador que não foi muito bem na primeira rodada, tenha uma segunda chance. Quando você perde a primeira partida, você é enviado pra uma chave de repescagem, chamada de Losers bracket, se perder é eliminado ( porque perdeu a segunda ).

A losers bracket segue o seguinte padrão: em uma rodada, os jogadores se enfrentam entre si, os que ganharam avançam na chave e enfrentam novos jogadores que perderam na Winners bracket, e assim por diante.
Uma característica interessante desse tipo de campeonato é que ele evita ao máximo o que chamamos de Double Jeopardy, termo usado quando um jogador perde duas vezes para o mesmo jogador, claro que não é impossível de acontecer.

Caso você ganhe na chave da losers, você ganha o direito de enfrentar o vencedor da Winners bracket, se você ganhar, haverá uma Grand Final. Sim, você tem que ganhar dele duas vezes. Isso porque o vencedor da Winners não perdeu nenhuma vez, e lembre-se, é um campeonato de double elimination. Se você ganhar do vencedor da Winners bracket, chamamos de "resetar a bracket", ou seja, você mandou ele pra losers, assim, vocês farão uma Grande final pra decidir o verdadeiro vencedor.

Round Robin ( Todos contra todos )


Esse é o mesmo modelo utilizado pelo Campeonato Brasileiro. Haverá uma tabela com todos os jogadores e todos jogarão contra todos, ao final do campeonato, quem tiver mais vitórias ganha, caso haja empate, poderá ser utilizado outro critério, que irá depender do jogo em questão. Os argumentos contra e a favor desse campeonato é que, ele tira um pouco da disputa, uma vez que você sabe que não será eliminado se perder, outro argumento é que beneficia o jogador mais estável.

Swiss


Esse sistema é um meio-termo entre round robin e eliminatórias. Isso porque todos os jogadores vão jogar um número igual de partida, mas não contra todos. Imagine um campeonato com 20 pessoas, o organizador poderia dividir esses 20 jogadores em 4 grupos de 5 competidores. A cada rodada os jogadores são realocados em grupos que estejam em seu nível, por exemplo, se você ganhou vai jogar contra quem ganhou, se você perdeu, vai jogar contra quem perdeu e assim por diante.

Passando essa fase de grupos, o campeonato vira eliminatórias, parecido com o Single/Double Elimination.

Se ainda tiver dúvidas sobre qual o campeonato é melhor pra você, dê mais uma pesquisada a fundo sobre esses principais tipos de campeonato, você também pode entrar em contato conosco, quem sabe podemos ajudar! Envie-nos um e-mail para contato@battleroad.com.br

Feedback e Base de Dados de Conhecimento